5 dicas para ajudar a construir a sua marca

Em tempos de concorrência cada vez mais disputada  e de superexposição dos clientes a propagandas, você já se fez a seguinte pergunta?

Eu me preocupo com a construção da minha marca?

Gestão de marketing, ou “branding“, nada tem a ver com criação de um logotipo ou logomarca. Branding são todas as ações que levam o cliente a perceber valor no seu empreendimento, seja esse valor positivo ou negativo.  O cliente hoje trata o simples ato de ir a um restaurante ou bar, em uma experiência completa de entretenimento, portanto tempos que ter atenção a cada detalhe que ajuda o cliente a ter essa percepção quando ele escolhe nossos serviços.

Muitas vezes  o fato de não trabalharmos a “gestão de marcas” faz com que na verdade passemos valores negativos ao nosso serviço. Então para começarmos a pensar em branding, fizemos uma lista de 5 dicas básicas para você começar a trabalhar esses conceitos:

1. Cuidado redobrado com o atendimento:
Parece básico, mas os funcionários responsáveis pelo atendimento ao cliente costumam ser o principal contato entre  o cliente e sua empresa. negligenciar esse contato é um passo certeiro para passar valores negativos ao consumidor. Existe algo mais chato do que o garçom apressado, que mal presta antenção no seu pedido? Até conseguimos prever que algo virá errado. Um pedido entregue errado é uma experiência frustrante para o consumidor.

2. Identidade visual
Tenha cuidado com tudo o que o cliente  tiver contato no estabelecimento, descanso de pratos, guardanapos, cardápio. Tudo precisa estar de acordo com a identidade visual do restaurante. Qualquer material que precise ser impresso deve ser confeccionado por um profissional! Nada de cardápios feitos no word, ou pedir ao seu sobrinho que está aprendendo Corel Draw, instintivamente o cliente sabe o que foi feito por profissionais ou não.

3. Cuide do  Ambiente
O ambiente ajuda muito na construção da “experiência única”. Você está tomando conta de tudo o que ajuda em uma experiência multissensorial  para  o cliente ? Cadeirasconfortáveis, piso bonito e adequado, som cuidadosamente planejado, talheres de boa qualidade. Um sentido muito importante e comumente esquecido é o olfato. Sem dúvida cheiros agradáveis são estimulantes a percepção sensorial do cliente!

4. Melhore sua comunicação
Em tempo de redes sociais, a comunicação empresarial mudou completamente! A empresa deixou de simplesmente comunicar algo e passou a dialogar com o cliente, e certamente essa é palavra chave: “diálogo”. Mantenha uma comunicação clara e dê voz aos clientes, isso ira influenciar em como ele fala sobre sua empresa.  Se você tem uma fanpage no facebook, atualize-a, permita que os clientes interajam a partir dela. Mais uma vez eu recomendo: Contrate um profissional!

5. Preste atenção aos detalhes
A soma de pequenos detalhes faz uma enorme diferença. Cada mínimo detalhe no seu estabelecimento deve ajudar na construção de marca. Todas as marcas mundialmente conhecidas tem essa característica comum: são absurdamente detalhistas. Um exemplo negativo de um restaurante que visitei algumas vezes e costumo sempre lembrar “O piso é extremamente escorregadio! Apesar de um excelente atendimento, ambiente, comida, preço”.

 

Anote essas dicas e faça uma reflexão: Que fatores no meu restaurante incentivam a percepção de um valor positivo/negativo para a construção de minha marca.

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