Como eliminar custos sem perder a qualidade

Olhando para nossa planilha de custos, certamente os custos variáveis são os que mais pesam no orçamento da nossa empresa, no caso de bares e restaurantes especificamente a matéria prima tem um grande peso na composição dos preços.

Cortar custos não é tão simples,  pois é preciso um estudo aprofundado para evitar que esses custos afetem a qualidade do negócio.  Existem algumas táticas que podemos utilizar para atacar esses custos, abaixo elenco apenas algumas delas

Negociação com fornecedores
Sem dúvida uma boa compra pode representar uma grande economia! Chame seus fornecedores e negocie melhores preços. Outra dica importante é quando comprar! Se o produto tem uma validade maior, planeje-se para comprar próximo ao final do mês. Os vendedores tem metas a bater e as campanhas de desconto aparecem por essa época.

Compre em Quantidade através de parcerias
Identifique parceiros que compram os mesmos produtos e forme cooperativas de compras. Uma pizzaria pode se associar a 4 ou 5 padarias para comprar farinha de trigo em grande quantidade por exemplo.  Ou até mesmo restaurantes podem ser parceiros ao invés de concorrentes.

Gerencie o Armazenamento
Evite que produtos se estraguem ou tenha seu sabor/qualidade alterados pelo tempo. Armazene sempre seguindo as orientações da vigilância sanitária e trabalhe com filas FIFO (First In First Out). Ou seja, quem foi comprado primeiro deve ser utilizado primeiro. Use essa estratégia não somente para insumos. Use para tudo no seu estoque: refrigerantes, produtos de limpeza, guardanapos, palitos!

Padronize as Receitas
Trate sua receita como uma fórmula! E siga rigidamente essa fórmula. Tudo precisa ser pesado e medido. A quantidade de matéria prima para o preparo de um determinado prato deve ser sempre o mesmo. Isso vai te ajudar tanto no controle dos custos como na percepção que  o cliente tem do produto – Sempre encontrará o produto da  mesma forma.

Registre todas as  venda
Nada de vendas por fora do sistema, sem controle. Evite ao máximo vendas informais, pois isso pode trazer a resultados divergentes na hora da análise dos custos. Tenha controle sobre todas as entradas e saídas do seu negócio.

Analise seu cardápio
Você já viu nosso post sobre análise de cardápio? Leia o post e baixe a planilha de análise. Faça a análise mês a mês do seu cardápio e promova ofertas para impulsionar os “quebra-cabeças” ( que são os produtos de alta lucratividade mas que vendem pouco).

A Gestão de custos é uma tarefa continua, tire um dia por mês para fazer ajustes no seu plano de custos!

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